23 de outubro de 2015

Ama+bilidade




Aproxima-se a comemoração em muitas escolas do Dia Nacional do Pijama, em que o focus da história deste ano é a amabilidade.
Pus-me a pensar como explicar algo tão complexo e pouco visível às crianças... Principalmente nos dias de hoje, tão repletos de egocentrismo diário…

Não queria só transmitir que é só ser simpático, nem fazer o “jeito” às vontades do Outro…

??????????????????????????

Fui procurar uma definição… e encontrei que com raiz etimológica no latim “amabilitāte” podemos ler no dicionário como “Característica ou atributo de ser amável; afabilidade, ternura ou delicadeza: proferiu-lhe amabilidades; Vocábulo ou comportamento que revela educação, cortesia ou fineza; educação, graciosidade ou cordialidade: demonstrando grande amabilidade, cedeu-lhe o lugar.
    Comecei a brincar com as palavras, e pensei… porque não simplesmente dividir a palavra… Ama+bilidade. Am(a)… (a)bilidade… Parece com habilidade para amar…

Gostei!

Mas continuei…

E cheguei a Ama+mobilidade… ou seja ama em movimento!

Depois li com mais atenção uma pequena parte no final da definição e descobri… “cedeu-lhe o lugar”. E veio-me à ideia a brincadeira do jogo das cadeiras, mas ao contrário do esperado não ganha quem senta primeiro… mas sim aquele que se coloca no lugar do Outro e cede o seu lugar!... E assim ficou…procura sair do teu lugar (de conforto) e atreve-te a amar o Outro com gestos e palavras…


Ama em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário