"O que se silencia na infância, manifesta-se a grito na adolescência" Kancyper
O crescimento biológico e o psicológico do ser humano decorrem em fases sucessivas, crescentes em complexidade, mas nem sempre coincidem no tempo.
Ao longo de cada fase a criança precisa vencer barreiras, abrir mão de situações conhecidas para descobrir novas potencialidades e crescer com isso, para que o seu crescimento emocional possa caminhar ao lado do seu crescimento físico.
Assim, cada etapa do desenvolvimento infantil é marcada por tensões próprias e muitas delas se refletem em sintomas físicos e/ou psicológicos. Essas tensões podem se extinguir com o decorrer do desenvolvimento ou persistir, em alguns casos aprisionando o crescimento, sendo necessário uma intervenção no momento de crise, para que o desenvolvimento emocional siga o seu curso habitual e desejado.
Ao saber a idade da variação dentro da qual a maioria das crianças atingem certos marcos no desenvolvimento psicológico, os pais e os agentes educativos podem identificar se uma criança está atrasada e procurar ajuda profissional para inquirir as suas causas. Sabendo no entanto, que alguns atrasos no desenvolvimento são variações normais numa criança saudável, outros são sinais de problema.
Em suma, a avaliação e tratamento na infância são preventivos de sofrimentos e psicopatologias na adolescência e idade adulta.
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