14 de abril de 2016

Emagrecer: Receita Infalível!


Foi com muito gosto que respondi ao desafio de escrever para o blog da Nutricionista Dr.ª Sandra Almeida (e-nutricionista.blogspot.pt)! Mas sendo psicóloga de formação base com experiência em acompanhamento dietético, a minha “receita” terá outros ingredientes!...

Habitualmente em consultório surgem pedidos, todos Express, para atingir vários objetivos de bem-estar… e não, não vou, não posso “oferecer” uma receita milagrosa para perda de peso… até porque mesmo as receitas de culinária mais perfeitas precisam ser ajustadas, retificadas ao gosto e perfil de cada um, logo a que vos desse não iria funcionar sempre!

Mas realmente existem pormenores que ajudam cada um de nós a vencer os obstáculos emocionais que atrapalham as (muitas) tentativas de atingir um peso mais saudável!  
Como em qualquer receita temos que fazer uma preparação dos ingredientes, para não sair a correr a meio da operação (ou pior) desistir da delícia gastronómica… vamos começar pelos ingredientes necessários, neste caso, questões…

Ingredientes:

·         Porque quero emagrecer? (moda, estética, saúde…) Muitas vezes associamos o sucesso, felicidade, beleza a ser magro, como se esse fosse O TAL fator determinante… (quando for mais magra vou me sentir mais feliz! Vou ter namorada(o)!) mas na verdade é só mais um aspeto (dos muitos) que fazem uma pessoa brilhar!

·         Quero fazer isto por mim ou pelos outros? (namorado, marido, amigas…) Somos subtilmente pressionados continuamente, diariamente a escolher, comprar coisas por influência do marketing, recomendação de amigos… mas nem sempre estamos conscientes de tal, ou quando estamos, nem sempre conseguimos ser assertivos. Antes de começar seja assertivo consigo! Se quer avance, caso contrário… diga “Não, obrigado!”

·         Qual o peso que quero? Depois de definir porque quero, é igualmente importante saber o que quero! Provavelmente já vos aconteceu sair de casa porque precisavam de comprar sapatos, mas queriam aproveitar a época de saldos, pelo que não definiram um caminho… o mais certo é voltarem para casa cheio de compras desnecessárias (e sem os sapatos) ou com muita frustração e sem nenhuma compra feita! Se não sei o que procuro, não sei se já o encontrei…

·         Será o ideal bom para mim? Às vezes o perfeito é inimigo do bom… Ouvimos demasiadas vezes que o peso ideal para esta ou aquela altura é X… mas definir realisticamente o objetivo que quero, que me proponho a seguir, que se ajusta á minha vida, e não só para vestir aquele biquíni nas férias, aquela peça de roupa especial… mas para me sentir bem sempre... Ok, ok quase sempre! 
Por fim, toda a dieta tem um plano de confeção…

Modo de Preparação:

Procure um profissional em quem confie para que possa partilhar TODAS as suas angústias e dificuldades (sim porque o caminho nem sempre é fácil mas é mais “gostoso” quando feito a dois…) sem medo de se sentir avaliada e criticada pelos revés do processo… e quando parece que as “forças” estão a faltar, relembre o que quer e o que a fez decidir (sim, foi uma escolha sua e de mais ninguém!) e continue… e muitos parabéns, porque acabou de descobrir a sua receita para a motivação! 

Sem comentários:

Enviar um comentário